A fim de investigar a influência que a formação continuada exerce sobre os modos de relação ao saber dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, partimos de um mapeamento prévio de estudos que versam sobre esta temática, e encontramos na formação continuada, principalmente, no que diz respeito aos professores que ensinam Matemática nesta etapa de escolarização, um ponto nodal ainda a ser investigado, uma vez que a ligação estabelecida entre o sujeito-professor e os objetos de saber repercute na instituição da relação ao saber pelos estudantes, o que torna a questão da relação ao saber do professor fundamental. Acreditamos que as pesquisas sobre a relação ao saber podem, ao focalizar o professor, trazer contribuições para a compreensão da formação continuada em Matemática de professores não matemáticos atuando nos anos iniciais e a relação destes com o saber matemático. Deste modo, investigamos a produção científica (comunicações científicas em eventos nacionais e internacionais, artigos em periódicos, dissertações e teses) envolvendo as temáticas a serem investigadas, e assim, percebemos um avanço em pesquisas que investigam essa temática, entretanto focando-se em concepções sobre o ensino de Matemática, implementação do currículo, políticas pontuais de formação, aplicação de conteúdos específicos, dentre outras investigações que focam na operacionalização do ensino de Matemática ou em lacunas advindas da formação inicial. Em todas as pesquisas elencadas anteriormente, a relação ao saber que os professores mobilizam só é mencionada em um único estudo, que a utilizada como noção para análise do contexto da relação desses docentes com o saber matemático.