A indisciplina representa uma das principais manifestações que geram dificuldades no contexto escolar, expressada pela ausência de regras e falta de limites por parte dos alunos. Esse artigo busca refletir a cerca da indisciplina em sala de aula e de que forma a escola e os professores devem agir para minimizar seus seguimentos. O estudo sobre o tema foi realizado através de entrevista e pesquisa bibliográfica na busca de dissertar os conceitos de disciplina e indisciplina no ambiente escolar. A indisciplina em sala de aula é uma das maiores dificuldades atuais enfrentadas pelos professores para realizarem o trabalho pedagógico. Partimos do princípio de que, a postura do professor no enfrentamento do problema é de suma importância. Inovar e criar estratégias para lidar com a indisciplina é fundamental. Pois isso se torna um elemento norteador desse processo educativo, destacando-se a necessidade de estratégias, que venham contribuir com as relações interpessoais professor-aluno enfatizando a postura de regras e limites dos educados. A indisciplina, na forma de uma política democrática, investindo na prevenção. A gestão democrática na escola necessita de parcerias e vínculos de comunicação aberta entre instituição e alunos, a elaboração e a implantação do projeto líder de turma como metodologias pedagógica da E.M.E.F. Governador Flávio Ribeiro da cidade de Picuí–Pb, trouxe resultados satisfatórios no avanço no entendimento do aluno a cerca da indisciplina em a sala de aula.