A investigação explora como a conexão entre tecnologias digitais e educação está transformando o ensino-aprendizagem, especialmente na ciências. Tecnologias como jogos educativos e plataformas interativas, enriquecem o processo educacional ao tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo do trabalho foi explorar como essas ferramentas podem ser integradas de forma eficaz para promover uma aprendizagem mais engajada e interativa. Tendo em vista que essas ferramentas permitem aos alunos explorar conceitos científicos por meio de simulações e experimentos virtuais. Além disso, histórias interativas e mídias digitais conectam os alunos a diversas perspectivas culturais, enriquecendo a educação e adaptando-as às realidades contemporâneas. Exemplos como a evolução do modelo atômico e o impacto da química na medicina, mostram como a integração de história e ciência enriquece o processo de aprendizagem. A metodologia com abordagem qualitativa foi aplicada com alunos da educação básica de uma instituição pública e permitiu uma análise mais detalhada das experiências dos alunos, facilitando uma compreensão mais profunda dos avanços científicos. Recursos tecnológicos, como visualizações interativas, tornaram esses conceitos científicos mais acessíveis, proporcionando uma experiência educativa contextualizada e esclarecedora. No entanto, a integração bem-sucedida dessas tecnologias na educação requer investimentos públicos significativos, para garantir que as escolas tenham infraestrutura adequada e a formação contínua dos professores. O papel dos educadores é crucial para adaptar suas práticas pedagógicas às novas ferramentas digitais, assegurando uma integração eficaz. Assim, observou que o uso de tecnologias de informação e multimídia tem se tornado cada vez mais frequente, tanto em sala de aula quanto no ensino remoto. Em conclusão, a utilização de laboratórios virtuais e recursos audiovisuais, tornaram o aprendizado mais dinâmico e estimulam o senso crítico dos alunos. A evolução tecnológica continuará moldando a educação, exigindo contínuos investimentos em infraestrutura e formação docente para garantir uma aprendizagem eficaz e inclusiva.