O objetivo com este artigo é apresentar os resultados do estudo em que analisamos e refletimos sobre como identificar as principais barreiras que impedem e/ou atrapalham o acesso ao conhecimento na disciplina de Língua Portuguesa aos educandos autistas. Na contemporaneidade, a inclusão ganha forças com a criação de ações afirmativas, porém faz-se necessária uma inclusão que vai muito além da acessibilidade arquitetônica apenas. Na escola, os professores são desafiados a promover o desenvolvimento das interações sociais dos estudantes autistas, como também o acesso ao currículo e aos conteúdos acadêmicos. Neste sentido de promover verdadeiramente a inclusão e a igualdade de oportunidade entre as pessoas, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) surge com o objetivo de remover as barreiras para o conhecimento, propondo metodologias de ensino acessíveis a todos. O DUA baseia-se em pesquisas na área de Neurociências e se apresenta como um conjunto de possibilidades, técnicas e estratégias que buscam ampliar a aprendizagem. Sendo assim, não beneficia apenas estudantes com deficiência, mas sim a todos, universalizando a construção do conhecimento. Através dessa perspectiva ativa é possível construir um ambiente de aprendizagem rico, fornecendo oportunidades a todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas de cunho bibliográfico, com abordagem de maior ênfase no aspecto qualitativo. Como resultado parcial, refletimos como a utilização dos princípios do DUA pode ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo. Para que a aprendizagem alcance sua efetividade, é importante que o professor se atente às metodologias de ensino utilizadas, ao planejamento e adote mudanças no processo avaliativo. É importante ainda que ele conheça o estudante, compreenda as dificuldades que ele enfrenta para aprender e permanecer no contexto da sua escolarização, para que possa saná-las a partir da utilização das diretrizes do DUA.