RESUMO Este artigo pretende explanar um tema recente e inovador, vem descrever sobre; o despertar tecnológico em sala de aula, um olhar docente protagonista empoderado, a temática justifica-se ao vislumbrar a corrida desenfreada pelo conhecimento das tecnologias pelos docentes, agentes de mediações do ensino aprendizagem, se reinventar foi preciso. O protagonismo docente encontra desafios e o seu despertar para as tecnologias, implementado no ensino virtual, meios para o aprendizado. Os avanços encontrados e evidenciados nas unidades escolares, as políticas públicas fornecendo subsídios, como computadores; vislumbrando autoestima elevada dos docentes, a inclusão tecnológica e o seu empoderamento. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin. Para o arcabouço teórico, foram pesquisados artigos científicos, no scielo, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma abordagem qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. Estruturado em dois capítulos, o primeiro: Os desafios dos docentes em sala de aula, reinventar-se é preciso; decorre sobre as perspectivas dos docentes frente ao desafio do ensino aprendizado, seus avanços e retrocessos. O segundo capitulo: O docente protagonista, resultado de uma inclusão tecnológica, decorre sobre a tomada da decisão para que a inclusão aconteça, o compromentimento das politicas publicas. Conclui-se que diante de avanços e retrocessos, a comunidade educacional em todo o mundo se reinventou para proporcionar uma educação de qualidade, docentes foram protagonistas da sua história ao se reinventar para encontrar formas tecnológicas para mediar os conhecimentos, o ensino aprendizagem transformou-se e em meio aos caos surgiu uma nova realidade, uma nova era, a era digital.