O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes.