Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114211
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7602
    "inscrito_id" => 712
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID712_TB7602_20102024083100.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114211
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7602
    "inscrito_id" => 712
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS SALES - CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID712_TB7602_20102024083100.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA DE OLIVEIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA CARVALHO"
    "autor_email" => "marta_cs16@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido através de um projeto de pesquisa e extensão realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, e teve como objetivo investigar, desenvolver e implementar estratégias eficazes de acompanhamento das avaliações em ciências nas escolas de tempo integral desta região, visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na disciplina. O trabalho contou com as contribuições de estudos sobre Ensino em Tempo Integral e Avaliação da Aprendizagem desenvolvidos por Jaqueline Moll, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann e José Francisco Soares. A metodologia do projeto incluiu a coleta de dados iniciais através de entrevistas e questionários aplicados a professores, gestores escolares e alunos. Paralelamente, foi realizada uma revisão da literatura para identificar as melhores práticas e estratégias de avaliação em ciências. Com base nos dados coletados e nas informações da literatura, foram desenvolvidas e adaptadas estratégias específicas de acompanhamento das avaliações às necessidades das escolas de Campos Sales. Um aspecto central do trabalho foi a capacitação dos professores. Eles receberam formação específica para implementar novas estratégias de avaliação. Durante a implementação, houve um monitoramento contínuo para assegurar a eficácia das práticas e realizar ajustes quando necessário. Ao término da proposta foi conduzida uma avaliação para medir o impacto das novas práticas na qualidade do ensino e no desempenho dos alunos. O trabalho contribuiu significativamente para o avanço da educação em ciências nas escolas de tempo integral em Campos Sales, promovendo uma cultura de avaliação contínua e eficaz. Esse acompanhamento das avaliações em ciências visou melhorar tanto o ensino quanto a aprendizagem, beneficiando educadores e alunos, e promovendo o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.