O ensino de Ciências em Angola é desafiador. Os programas de ensino (conteúdos básicos), manuais escolares, assim como professores, são direcionados para um aspecto abstrato do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é muito importante que, dentro da literatura científica, os conhecimentos sobre Ciências devem integrar prática, teoria e metodologias para contribuir com a elevação da cultura científica. Assim, este estudo teve como objetivo promover a divulgação científica de conhecimentos básicos sobre a força de atrito e a lei de Hooke, em centros de divulgação científica, por meio de um módulo didático, que tem como conteúdo central o sistema de embreagem. Uma embreagem fornece uma conexão que se pode interromper entre dois eixos que giram. Embreagens também permitem que uma carga de alta inércia seja movimentada com um motor menor do que seria necessário se esta fosse diretamente conectada. Uma embreagem pode ser utilizada como um dispositivo de desconexão em casos de emergência, pois separa o eixo do motor em casos de emperramento de uma máquina. O trabalho consistiu em uma proposta didática, dividida em: (I) conteúdo explicativo – sobre força elástica e força de atrito; (II) quadro de procedimentos de manuseio do mecanismo – demonstração do funcionamento da embreagem; e (III) quadro de procedimentos para pequenos cálculos - exercícios. Essa proposta traz uma aproximação da teoria com a prática, criando uma oportunidade de estabelecer explicação de um contexto, como de motores de veículos. Isso possibilita a construção de conhecimento no ensino de Ciências, aproximando o conhecimento científico com o cotidiano