Este artigo objetiva analisar como ocorre o Letramento digital a partir de atividades de leitura e produção de textos por parte de alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos, bem como investigar sobre o uso de recursos digitais para essas atividades e como são orientadas pelos professores. Para alcançar esse propósito realizamos uma pesquisa com professores de uma turma do 8º ano do ensino fundamental em uma escola especializada na educação de surdos em Belém do Pará. Esta pesquisa é de natureza interpretativa e visa proporcionar uma visão geral do que ocorre nesse contexto. Com base nas premissas teóricas dos estudos sobre letramento bilíngue, a análise dos dados revelou que a compreensão dos textos lidos é o principal desafio enfrentado pelos alunos surdos, tanto em relação à interpretação visual dos textos quanto à expressão de seu entendimento por escrito. No entanto, diversos fatores contribuem para essa dificuldade, como por exemplo, a falta de conhecimento prévio, a pouca familiaridade com os textos propostos e a deficiência no domínio da língua dos alunos (a Língua Brasileira de Sinais - Libras) por parte dos professores.