A formação continuada dos docentes é essencial para a melhoria da qualidade da educação. Este estudo aborda a importância da formação continuada na prática docente, destacando seu papel na atualização e aprimoramento constante dos educadores. A pesquisa se baseia em um referencial teórico-metodológico que enfatiza a natureza básica da investigação, com abordagem qualitativa e caráter exploratório. A análise dos resultados revelou que a formação continuada contribui significativamente para o desenvolvimento de novos conhecimentos, ideias e metodologias, bem como para o enriquecimento das práticas pedagógicas. Os resultados também indicam a necessidade de investimentos em programas e políticas de desenvolvimento profissional, evoluindo para a valorização e o apoio à formação de docentes. Destaca-se ainda a importância de futuras pesquisas para aprofundar o entendimento sobre os impactos da formação continuada na prática pedagógica e no desempenho dos alunos. Em suma, a formação continuada dos educadores surge como um elemento-chave para a promoção de uma educação de qualidade e para o desenvolvimento profissional dos educadores, contribuindo para o avanço da sociedade como um todo.