O presente artigo se trata de um relato de experiência da prática pedagógica realizada com as crianças do Infantil 3b do Centro de Educação Infantil João Marçal Mesquita, nos meses de agosto a outubro de 2023. O projeto “Nós somos Natureza” teve como objetivo possibilitar às crianças propostas pedagógicas que as permitissem perceber e conhecer o mundo a partir de elementos naturais, e a sua relação com ele, interseccionando com questões étnico-raciais, sobretudo da cultura africana e indígena. O que está em consonância, entre outros, com os princípios éticos das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, como o de respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. As crianças vivenciaram experiências investigativas, a partir de contação de histórias, elementos naturais, forma de expressão plástica, oralidade, música, movimentação corporal etc., seja em ambiente natural, seja em espaços abertos da escola, bem como na sala de referência. Ainda que o espaço físico não seja tão voltado a locais com terra, areia, grama, árvores, flores etc. Foi possível, com isso, perceber-se, na utilização de tais espaços, o quanto a natureza é repleta de materialidades e o quanto é possível levá-la também para dentro da sala de referência. Outro resultado, diz respeito às crianças terem a tendência de proteger a natureza e de conscientizar os colegas sobre o cuidado e respeito necessários à preservação da natureza. Além disso, por meio das interações e brincadeiras propostas, percebeu-se a potencialidade da natureza como espaço-educador e a sua força criadora do ser humano e sua interioridade, associando-se ao campo simbólico (PIORSKI, 2016).