O presente trabalho trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo e objetiva executar uma descrição e explanação sobre algumas das práticas pedagógicas executadas pelo NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) durante o período de volta às aulas presenciais - início de 2022, até os dias atuais, de modo a compartilhar as dificuldades enfrentadas e os êxitos obtidos em meio ao trabalho que vem sendo executado junto aos estudantes com NEE (Necessidades Educacionais Específicas), pois, compreendemos que trata-se de um trabalho cheio de novas descobertas e que se afina com o tempo e a chegada de novas demandas. Para a execução da presente pesquisa contaremos com uma análise dos documentos e legislações que regem o núcleo, bem como as atas e registros da equipe buscando explanar os pontos fortes e fracos das práticas executadas nesse período. Concluímos que ainda há muitos passos a serem alcançados pela equipe, principalmente no propósito de envolver mais a comunidade escolar como um todo nessas atividades, além de desmistificar pensamentos capacitistas a respeito dos estudantes com NEE, entretanto, ressaltamos conquistas consideráveis, principalmente na construção de trabalhos científicos junto aos estudantes com deficiências e transtornos matriculados no Campus, além de um crescimento na equipe e nos atendimentos realizados.