O CÍRCULO DE CULTURA COMO METODOLOGIA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113795 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 17787 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA COMO METODOLOGIA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir O Círculo de Cultura de Paulo Freire como metodologia para promoção do letramento literário, que por sua vez pressupõe a formação de leitores críticos, participativos e reflexivos. A pesquisa consiste em breve conceituação do letramento literário, seguida de uma discussão sobre o Círculo de Cultura (Freire, 2004) e como essa metodologia pode ser aplicada no âmbito da literatura, a partir da descrição e análise de experimentos realizados com adultos. Nessa perspectiva, o texto literário é o elemento principal e mobilizador de outras linguagens que dialoguem com o objeto estético em questão. É uma pesquisa qualitativa, com método de procedimento de caráter descritivo, explicativo e analítico, sendo que a técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de teóricos que discutem letramento literário, mediação de leitura e a importância da leitura literária para a formação humana, como Dalvi (2013), Rouxel (2013), Kleiman (1996), Todorov (2009), Candido (2017), Compagnon (2012) e Cavalcanti (2004). Também foi utilizado o método estudo de caso, com a realização de Círculos de Cultura. Acredita-se que esta pesquisa tem potencial de contribuir com outros pesquisadores e pessoas que trabalham com a mediação de leitura e formação de leitores, como professores, bibliotecários e outros profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17787_TB7023_14102024111608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Efigênia Alves" "autor_email" => "efigeniaalvesjbe@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113795 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 17787 "titulo" => "O CÍRCULO DE CULTURA COMO METODOLOGIA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir O Círculo de Cultura de Paulo Freire como metodologia para promoção do letramento literário, que por sua vez pressupõe a formação de leitores críticos, participativos e reflexivos. A pesquisa consiste em breve conceituação do letramento literário, seguida de uma discussão sobre o Círculo de Cultura (Freire, 2004) e como essa metodologia pode ser aplicada no âmbito da literatura, a partir da descrição e análise de experimentos realizados com adultos. Nessa perspectiva, o texto literário é o elemento principal e mobilizador de outras linguagens que dialoguem com o objeto estético em questão. É uma pesquisa qualitativa, com método de procedimento de caráter descritivo, explicativo e analítico, sendo que a técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de teóricos que discutem letramento literário, mediação de leitura e a importância da leitura literária para a formação humana, como Dalvi (2013), Rouxel (2013), Kleiman (1996), Todorov (2009), Candido (2017), Compagnon (2012) e Cavalcanti (2004). Também foi utilizado o método estudo de caso, com a realização de Círculos de Cultura. Acredita-se que esta pesquisa tem potencial de contribuir com outros pesquisadores e pessoas que trabalham com a mediação de leitura e formação de leitores, como professores, bibliotecários e outros profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17787_TB7023_14102024111608.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Efigênia Alves" "autor_email" => "efigeniaalvesjbe@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }