Este trabalho tem o objetivo de discutir O Círculo de Cultura de Paulo Freire como metodologia para promoção do letramento literário, que por sua vez pressupõe a formação de leitores críticos, participativos e reflexivos. A pesquisa consiste em breve conceituação do letramento literário, seguida de uma discussão sobre o Círculo de Cultura (Freire, 2004) e como essa metodologia pode ser aplicada no âmbito da literatura, a partir da descrição e análise de experimentos realizados com adultos. Nessa perspectiva, o texto literário é o elemento principal e mobilizador de outras linguagens que dialoguem com o objeto estético em questão. É uma pesquisa qualitativa, com método de procedimento de caráter descritivo, explicativo e analítico, sendo que a técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de teóricos que discutem letramento literário, mediação de leitura e a importância da leitura literária para a formação humana, como Dalvi (2013), Rouxel (2013), Kleiman (1996), Todorov (2009), Candido (2017), Compagnon (2012) e Cavalcanti (2004). Também foi utilizado o método estudo de caso, com a realização de Círculos de Cultura. Acredita-se que esta pesquisa tem potencial de contribuir com outros pesquisadores e pessoas que trabalham com a mediação de leitura e formação de leitores, como professores, bibliotecários e outros profissionais.