O presente trabalho aborda a importância da formação continuada do professor frente à educação inclusiva, tendo como objetivo contribuir para o aprimoramento da formação dos professores no âmbito da educação inclusiva para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e descritiva a partir de uma revisão bibliográfica sobre formação de professores, educação especial e políticas públicas voltadas para a educação na perspectiva inclusiva. Um grande desafio enfrentado pelo profissional da educação, principalmente pelo professor, é o de promover uma educação inclusiva de qualidade, contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento do aluno com deficiência. Pretende-se desenvolver, através desse estudo, possíveis alternativas de soluções ou minimização para a inclusão do aluno com deficiência nas salas regulares da educação básica, promovendo um aprendizado de qualidade. A formação continuada do professor deve ser um compromisso dos sistemas de ensino, garantindo assim, que esses possuam qualidades necessárias para o atendimento às características individuais dos educandos, inclusive das crianças com deficiência. Os resultados apontam para a necessidade da implementação de políticas públicas, promovendo a formação continuada para os docentes levando–os a compreender a importância do conhecimento a ser adquirido para uma educação de qualidade e igualitária, possibilitando ao aluno com deficiência habilidades e competências necessárias, respeitando seus limites e individualidades.