A temática das relações étnico-raciais tem se constituído pauta de discussão expressiva no ambiente escolar, fazendo-se necessário que esse tema seja trabalhado amplamente na Educação Infantil, como forma de alavancar vivências e projetos na primeira infância. Este estudo tem como objetivo apresentar as contribuições de um projeto desenvolvido com vinte crianças pequenas no segmento creche de um Centro de Educação Infantil (CEI) municipal acerca das relações étnico-raciais, o que partiu de um interesse genuíno e espontâneo das crianças sobre o tema. Como metodologia, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, acerca das diferentes vivências realizadas no projeto, incluindo: a) Roda de leitura do livro “Lápis cor de pele”, na qual as crianças perceberam suas singularidades e características físicas distintas, algumas, reconhecendo-se nas personagens da história; b) Roda de conversa e a representatividade nos brinquedos da sala; c) Experiência de pintura sobre as diferentes cores de pele, na qual foi possível retratar diferentes representações sobre os sujeitos sob o olhar das crianças; d) Produção de esculturas de argila, onde as crianças puderam fazer suas interpretações sobre como as pessoas são percebidas e decifradas por elas em seu cotidiano. Os resultados revelaram que a temática das relações étnico-raciais são experienciadas pelas crianças diariamente e elas, como sujeitos com potencialidades, levantam questionamentos sobre as relações plurais, partindo daí interesses próprios acerca desse repertório, cabendo ao professor(a) atuar como facilitador no cerne de práticas pedagógicas antirracistas. Desse modo, percebeu-se que as vivências proporcionadas no âmbito do projeto favoreceram um ambiente acolhedor e frutífero para as discussões sobre as relações étnico-raciais, estimulando o senso sociocultural entre as crianças e fortalecendo o (re)conhecimento e o pertencimento racial de si e dos outros, a partir de imagens positivas de si mesmos, como bem imaterial para as infâncias.