Este artigo consiste em um relato de experiência de um projeto sobre a primeira feira de ciências pensada para bebês e crianças bem pequenas. Com objetivo de realizar junto com eles uma feira de ciências com temas relevantes do cotidiano deles: cores, texturas e sombras. Os bebês envolveram-se em atividades com materiais moldáveis, o que lhes agradou bastante. As crianças bem pequenas levantavam hipóteses sobre a própria sombra. Partimos da pedagogia da participação, da escuta e da pedagogia por projetos, nos termos de Oliveira-Formosinho (2019); Barbosa e Horn (2008); Edwards, Gandini e Forman (1999) e Rinaldi (2012). As professoras constataram que as crianças já identificavam nas suas experiências cotidianas alguns aspectos relacionados a Ciências, fazendo referências importantes à sistematização dos conhecimentos. Assim, torna-se necessário a elaboração junto com os bebês e as crianças pequenas de projetos que envolvam o conhecimento científico, abrangendo a sua leitura de mundo, relacionando-o com o cotidiano familiar e escolar deles, buscando, a partir de suas curiosidades, inquietações e hipóteses proporcionar momentos de experiências significativas a elas, para sistematizar os conhecimentos sobre o mundo natural e social no qual estão inseridos. A feira de ciências foi realizada com a participação ativa das famílias vivenciando atividades práticas junto dos bebês e as crianças pequenas.