Esse trabalho ancora-se numa pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, de análise descritiva e exploratória em que pretendeu-se relatar a experiência resultante do processo implementação da Educação Integral em Tempo Integral (EITI) no Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura da rede municipal de ensino de Palmas de Monte Alto-Bahia, no ano de 2022, o qual acarretou em mudanças não apenas em termos organizacionais e estruturais da escola, mas alterações significativas nas práticas pedagógicas, nos tempos e espaços educativos. Por tratar-se de uma concepção de educação inovadora, comprometida com a formação integral do educando e com construção competências e com desenvolvimento habilidades para a vida, a EITI provocou estranhamentos, resistências e quebras paradigmáticas entre os atores da cena educativa (gestão, professores, estudantes, pais e os demais funcionários da escola). Neste contexto de mudanças, os professores foram desafiados à implementação de uma proposta pedagógica que buscasse superar a fragmentação do conhecimento, a centralidade do ensino no professor, nos conteúdos ou nas metodologias, em prol de uma prática que favorecesse a integração de saberes, e situasse o estudante como centro da ação pedagógica, sujeito da sua aprendizagem e que promovessem experiências de aprendizagens significativas, duradouras e contínuas. Nesse contexto em transformação, o fazer pedagógico atravessa/atravessou múltiplas ressignificações no sentido de atender aos princípios da nova pauta educativa da rede: construir de fato uma educação inclusiva, sustentável, equânime, integrada, ampliada nos seus tempos e espaços, as quais resultaram em práticas pedagógicas inovadoras.