O ensino de uma Língua Estrangeira vai além da aquisição de vocabulário e gramática, desafiando professores a explorar contextos culturais em suas práticas pedagógicas. No ensino de Inglês, isso inclui a imersão nas culturas americana e britânica. Este trabalho, fundamentado nos estudos de Chen e Yang (2015) e Byram et al. (2002), destaca a importância dos contextos culturais no aprendizado de línguas, justificando a necessidade de uma abordagem que transcenda o conhecimento gramatical para incluir o uso social e cultural da língua. O objetivo é discutir a inserção da abordagem intercultural no ensino de Inglês através do I Seminário de Língua Inglesa, organizado pelo 1º ano do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato/PI, focando na cultura anglo-americana. O seminário incluiu palestras temáticas, exposições de pôsteres, performances culturais e momentos interativos, como degustações de pratos típicos e danças. Essas experiências sugerem que uma abordagem intercultural e multidisciplinar no ensino de línguas é importante para implementar metodologias ativas e promover a aprendizagem cooperativa. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão dos aspectos históricos, literários, sociais e culturais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Além disso, discussões sobre temas como turismo e cinema enriqueceram a experiência dos participantes, promovendo debates sobre a influência global da língua inglesa. Essas vivências destacam a importância de integrar estudos culturais no ensino de Língua Estrangeira, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa, que vai além da proficiência linguística. Ademais, reforçam o valor de uma abordagem educacional que combina habilidades linguísticas com compreensão cultural, promovendo uma perspectiva mais abrangente e crítica sobre as interações interculturais.