Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA ANGLO-AMERICANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114070
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7393
    "inscrito_id" => 15566
    "titulo" => "CULTURA ANGLO-AMERICANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO"
    "resumo" => "O ensino de uma Língua Estrangeira vai além da aquisição de vocabulário e gramática, desafiando professores a explorar contextos culturais em suas práticas pedagógicas. No ensino de Inglês, isso inclui a imersão nas culturas americana e britânica. Este trabalho, fundamentado nos estudos de Chen e Yang (2015) e Byram et al. (2002), destaca a importância dos contextos culturais no aprendizado de línguas, justificando a necessidade de uma abordagem que transcenda o conhecimento gramatical para incluir o uso social e cultural da língua. O objetivo é discutir a inserção da abordagem intercultural no ensino de Inglês através do I Seminário de Língua Inglesa, organizado pelo 1º ano do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato/PI, focando na cultura anglo-americana. O seminário incluiu palestras temáticas, exposições de pôsteres, performances culturais e momentos interativos, como degustações de pratos típicos e danças. Essas experiências sugerem que uma abordagem intercultural e multidisciplinar no ensino de línguas é importante para implementar metodologias ativas e promover a aprendizagem cooperativa. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão dos aspectos históricos, literários, sociais e culturais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Além disso, discussões sobre temas como turismo e cinema enriqueceram a experiência dos participantes, promovendo debates sobre a influência global da língua inglesa. Essas vivências destacam a importância de integrar estudos culturais no ensino de Língua Estrangeira, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa, que vai além da proficiência linguística. Ademais, reforçam o valor de uma abordagem educacional que combina habilidades linguísticas com compreensão cultural, promovendo uma perspectiva mais abrangente e crítica sobre as interações interculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15566_TB7393_13062024205330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELSON DIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELSON"
    "autor_email" => "welson.oliveira@veranopolis.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114070
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7393
    "inscrito_id" => 15566
    "titulo" => "CULTURA ANGLO-AMERICANA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE ENSINO"
    "resumo" => "O ensino de uma Língua Estrangeira vai além da aquisição de vocabulário e gramática, desafiando professores a explorar contextos culturais em suas práticas pedagógicas. No ensino de Inglês, isso inclui a imersão nas culturas americana e britânica. Este trabalho, fundamentado nos estudos de Chen e Yang (2015) e Byram et al. (2002), destaca a importância dos contextos culturais no aprendizado de línguas, justificando a necessidade de uma abordagem que transcenda o conhecimento gramatical para incluir o uso social e cultural da língua. O objetivo é discutir a inserção da abordagem intercultural no ensino de Inglês através do I Seminário de Língua Inglesa, organizado pelo 1º ano do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato/PI, focando na cultura anglo-americana. O seminário incluiu palestras temáticas, exposições de pôsteres, performances culturais e momentos interativos, como degustações de pratos típicos e danças. Essas experiências sugerem que uma abordagem intercultural e multidisciplinar no ensino de línguas é importante para implementar metodologias ativas e promover a aprendizagem cooperativa. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão dos aspectos históricos, literários, sociais e culturais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Além disso, discussões sobre temas como turismo e cinema enriqueceram a experiência dos participantes, promovendo debates sobre a influência global da língua inglesa. Essas vivências destacam a importância de integrar estudos culturais no ensino de Língua Estrangeira, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa, que vai além da proficiência linguística. Ademais, reforçam o valor de uma abordagem educacional que combina habilidades linguísticas com compreensão cultural, promovendo uma perspectiva mais abrangente e crítica sobre as interações interculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15566_TB7393_13062024205330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELSON DIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELSON"
    "autor_email" => "welson.oliveira@veranopolis.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de uma Língua Estrangeira vai além da aquisição de vocabulário e gramática, desafiando professores a explorar contextos culturais em suas práticas pedagógicas. No ensino de Inglês, isso inclui a imersão nas culturas americana e britânica. Este trabalho, fundamentado nos estudos de Chen e Yang (2015) e Byram et al. (2002), destaca a importância dos contextos culturais no aprendizado de línguas, justificando a necessidade de uma abordagem que transcenda o conhecimento gramatical para incluir o uso social e cultural da língua. O objetivo é discutir a inserção da abordagem intercultural no ensino de Inglês através do I Seminário de Língua Inglesa, organizado pelo 1º ano do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato/PI, focando na cultura anglo-americana. O seminário incluiu palestras temáticas, exposições de pôsteres, performances culturais e momentos interativos, como degustações de pratos típicos e danças. Essas experiências sugerem que uma abordagem intercultural e multidisciplinar no ensino de línguas é importante para implementar metodologias ativas e promover a aprendizagem cooperativa. As atividades proporcionaram aos alunos uma compreensão dos aspectos históricos, literários, sociais e culturais dos Estados Unidos e do Reino Unido. Além disso, discussões sobre temas como turismo e cinema enriqueceram a experiência dos participantes, promovendo debates sobre a influência global da língua inglesa. Essas vivências destacam a importância de integrar estudos culturais no ensino de Língua Estrangeira, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa, que vai além da proficiência linguística. Ademais, reforçam o valor de uma abordagem educacional que combina habilidades linguísticas com compreensão cultural, promovendo uma perspectiva mais abrangente e crítica sobre as interações interculturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.