A presente pesquisa tem como objetivo compreender as experiências de vida e de formação escolar de um aluno com TEA do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Sul do Paraná, para orientar as práticas pedagógicas da professora autora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que é um estudo de caso que tem o enfoque na história de vida pessoal e de formação escolar deste aluno com TEA. Nesse sentido, adota a abordagem (auto)biográfica e o dispositivo da narrativa. Os procedimentos metodológicos envolvem revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Destacou-se um breve histórico da Educação Especial no Brasil e relacionou-se cronologicamente com o autismo, suas leis e percursos no país, bem como métodos utilizados em alunos com TEA. Na pesquisa de campo, utilizou-se da entrevista narrativa com a mãe do aluno com TEA, com a professora atual e com a estagiária da turma deste, além das narrativas da autora a partir de um diário de formação. Investigou-se a história de vida, a formação e a inclusão deste aluno em sala de aula regular, além dos desafios e potencialidades da atuação profissional das professoras e da estagiária no contato cotidiano com o aluno com TEA. Por fim, a análise dos resultados nos fez refletir e repensar que a prática pedagógica dos professores atuantes com crianças autistas é de total relevância, pois os casos de autismo vêm aumentando em números cada vez maiores nas escolas. Desse modo, compete a escola fornecer apoio e ações formativas e também se depende de suporte total dos órgãos públicos para que sejam, no mínimo, sanados esses problemas a fim de que torne um aprendizado significativo às crianças com deficiências, para que elas se sintam parte do meio na qual estão inseridas, seja no âmbito escolar ou na sociedade em geral.