DECOLONIALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGENS E DESAFIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 9147 "titulo" => "DECOLONIALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGENS E DESAFIOS" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apontar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao projeto “Ensino de Produção de Texto na Educação Básica Pública: Dimensões Teóricas e Práticas”, desenvolvido sob a coordenação da Profa. Dra. Siane Gois (UFPE) e supervisionado pela Profa. Dra. Gabriela Lins Falcão (IFPE). A partir de pesquisa bibliográfica e exploratória, o presente trabalho configurou-se a partir da elaboração e aplicação de sequência didática acerca da decolonialidade no Ensino de Língua Portuguesa e suas possíveis contribuições para a ampliação de consciência crítica por parte dos estudantes nas séries finais do Ensino Médio. Assim, o subprojeto, denominado “A escrita como expressão de identidade”, foi aplicado em turma do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), ampliando o repertório dos discentes e oportunizando processos de produção textual. Nossos achados apontam, à luz dos conceitos de Dialogia e Polifonia, bem como de Letramento Literário, a possibilidade de leitura crítica e contextualizada de textos do poeta português Fernando Pessoa, em diálogo com a perspectiva decolonial encontrada em autores contemporâneos da literatura brasileira. Nosso estudo contribui para o debate, pois, acerca dos pressupostos teórico-metodológicos no interior do currículo e do ensino de português e suas literaturas, na medida em que oportuniza a formação linguística e social dos jovens e oportuniza pensar a transformação das práticas de ensino de língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9147_TB2628_08042024125758.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNA VITÓRIA SALGUEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "HANNA" "autor_email" => "hanna.salgueira@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110744 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 9147 "titulo" => "DECOLONIALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ABORDAGENS E DESAFIOS" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo apontar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao projeto “Ensino de Produção de Texto na Educação Básica Pública: Dimensões Teóricas e Práticas”, desenvolvido sob a coordenação da Profa. Dra. Siane Gois (UFPE) e supervisionado pela Profa. Dra. Gabriela Lins Falcão (IFPE). A partir de pesquisa bibliográfica e exploratória, o presente trabalho configurou-se a partir da elaboração e aplicação de sequência didática acerca da decolonialidade no Ensino de Língua Portuguesa e suas possíveis contribuições para a ampliação de consciência crítica por parte dos estudantes nas séries finais do Ensino Médio. Assim, o subprojeto, denominado “A escrita como expressão de identidade”, foi aplicado em turma do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), ampliando o repertório dos discentes e oportunizando processos de produção textual. Nossos achados apontam, à luz dos conceitos de Dialogia e Polifonia, bem como de Letramento Literário, a possibilidade de leitura crítica e contextualizada de textos do poeta português Fernando Pessoa, em diálogo com a perspectiva decolonial encontrada em autores contemporâneos da literatura brasileira. Nosso estudo contribui para o debate, pois, acerca dos pressupostos teórico-metodológicos no interior do currículo e do ensino de português e suas literaturas, na medida em que oportuniza a formação linguística e social dos jovens e oportuniza pensar a transformação das práticas de ensino de língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9147_TB2628_08042024125758.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNA VITÓRIA SALGUEIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "HANNA" "autor_email" => "hanna.salgueira@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }