Este resumo tem como objetivo apontar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao projeto “Ensino de Produção de Texto na Educação Básica Pública: Dimensões Teóricas e Práticas”, desenvolvido sob a coordenação da Profa. Dra. Siane Gois (UFPE) e supervisionado pela Profa. Dra. Gabriela Lins Falcão (IFPE). A partir de pesquisa bibliográfica e exploratória, o presente trabalho configurou-se a partir da elaboração e aplicação de sequência didática acerca da decolonialidade no Ensino de Língua Portuguesa e suas possíveis contribuições para a ampliação de consciência crítica por parte dos estudantes nas séries finais do Ensino Médio. Assim, o subprojeto, denominado “A escrita como expressão de identidade”, foi aplicado em turma do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), ampliando o repertório dos discentes e oportunizando processos de produção textual. Nossos achados apontam, à luz dos conceitos de Dialogia e Polifonia, bem como de Letramento Literário, a possibilidade de leitura crítica e contextualizada de textos do poeta português Fernando Pessoa, em diálogo com a perspectiva decolonial encontrada em autores contemporâneos da literatura brasileira. Nosso estudo contribui para o debate, pois, acerca dos pressupostos teórico-metodológicos no interior do currículo e do ensino de português e suas literaturas, na medida em que oportuniza a formação linguística e social dos jovens e oportuniza pensar a transformação das práticas de ensino de língua.