Esta comunicação se dedica a explorar ferramentas para redefinir a formação dos estudantes de licenciatura por meio da leitura de mundo, concentrando-se na Unidade Curricular "Oficina de Escrita e Leitura Literária" da Faculdade SESI de Educação durante o ano de 2023. Nosso principal objetivo é desenvolver um material pedagógico que estimule leituras de mundo engajadas na transformação social, utilizando linguagens e contextos sociais como fundamentos para a prática docente. Para atingir essa meta, integramos teoria e prática, enfatizando encontros formativos e escolhas pedagógicas que buscam uma educação mais significativa. Nossa abordagem se fundamenta em conceitos-chave de Paulo Freire sobre a importância do ato de ler, Ana Mae Barbosa com a Abordagem Triangular e Vygotksy com a teoria da Atividade socio-histórica-cultural. Esses referenciais teóricos são essenciais para sensibilizar os professores à realidade dos estudantes e fornecer estratégias para uma educação transformadora. Adotamos uma metodologia de pesquisa de intervenção com o caráter da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), alinhada a práticas pedagógicas crítico-reflexivas. Essa abordagem colaborativa e sem hierarquia de função nos permitiu desenvolver uma prática que visa formar professores com pensamento crítico e reflexivo, comprometidos com a transformação social. Em suma, esta iniciativa destaca a importância da leitura de mundo, da interdisciplinaridade e da pedagogia na formação de professores engajados na transformação social. Além disso, reconhecemos o valor do repertório cultural de cada sujeito, do uso artístico como ferramenta potencializadora da criação de significados e compreensão intercultural, e da compreensão dos contextos sociais para abrir novas perspectivas na educação e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.