O trabalho que ora apresentamos tem o intento de discutir resultados parciais dos alunos com deficiências matriculados na rede municipal de ensino de Cairu-BA. Além disso, como objetivo secundário, visa reconhecer os desafios e as implicações nas práticas pedagógicas e na formação dos docentes, além de discutir a importância das salas multifuncionais e a implementação do Plano de Ensino Individual (PEI) e Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI). O presente estudo visa responder ao seguinte problema: como tem sido a garantia da aprendizagem dos alunos com deficiências matriculados na rede municipal de Cairu-BA? Destacamos ainda que a rede municipal de Cairu-BA, segundo o censo escolar de 2024, a rede municipal tem 139 estudantes com deficiência matriculados. Destes, 37 estão na educação infantil e 102 no ensino fundamental. Reiteramos ainda, mesmo com esses números expressivos, nota-se que no município supracitado não tem nenhuma sala de atendimento educacional especializado (AEE). Diante disso, compreendemos as implicações para/no processo ensinoaprendizagem. O estudo versa sobre um estudo de caso (autor, ano), com revisão de literatura sobre a temática da educação especial e inclusiva. Neste sentido, a pesquisa tem a base teórica a partir dos estudos, a saber; (Brites; de Almeida, 2024), (Almeida; Julião; Brites, 2024), (Brasil, 1996; 2015; 2021) e (Nascimento, 2019). Optamos pela análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), por entender a necessidade de inferir sobre dados e discussões. Assim, nota-se o crescimento exponencial dos alunos com deficiências na rede municipal de Cairu-BA e, consequentemente, apresentando a necessidade de (re)pensar e implementar políticas públicas educacionais, bem com a efetivação do dito nos marcos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (2015).