EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112754 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5523 "inscrito_id" => 5365 "titulo" => "EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA." "resumo" => "A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5365_TB5523_27102024123134.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "Andrielle Ramos" "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112754 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5523 "inscrito_id" => 5365 "titulo" => "EXPLORANDO A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA." "resumo" => "A proposta do projeto de Iniciação Científica e Pesquisa teve como objetivo principal aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da Física III, diante das dificuldades dos alunos em interpretação de textos e compreensão de fenômenos físicos. Especificou-se a área de Eletricidade, através da realização de pesquisas bibliográficas e da execução do projeto em turmas do 1º ano técnico e 3º ano do ensino médio, com práticas pedagógicas que estimulassem o estudo da Física por meio de uma compreensão histórica dessa disciplina, aliada à experimentação prática que permite a aplicação dos conceitos estudados em situações do dia a dia. Durante o desenvolvimento, foi explorada a história da eletricidade utilizando recursos como revistas científicas e vídeos, os quais tornavam a experimentação visível e o uso de imagens despertava maior interesse por parte dos alunos, auxiliando na fixação dos temas abordados. Foram realizadas experimentações, tanto demonstrativas, conduzidas pela professora, quanto práticas em grupos, possibilitando aprimorar a aprendizagem por meio da observação direta dos fenômenos ou da busca ativa por respostas durante a prática. Os alunos foram incentivados a sintetizar suas atividades por meio de relatórios elaborados de acordo com as normas da ABNT, promovendo habilidades de escrita técnica e organização do conhecimento adquirido. Como culminância do projeto, os alunos, com a mediação da professora, montaram dois circuitos simples com lâmpadas, um em série e outro em paralelo. É notável a importância da relação entre teoria e experimentação para a construção do conhecimento científico. Essa integração pode ser aprimorada ao introduzir, desde o início, a história da ciência, pois o verdadeiro ensino de ciências não se limita à mera transmissão de informações, mas também engloba o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Ao contextualizar esse conhecimento com a história da ciência, torna-se possível enriquecer ainda mais a experiência de aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5365_TB5523_27102024123134.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE RAMOS LIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "Andrielle Ramos" "autor_email" => "andrielle_rll@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }