A evolução tecnológica redefiniu o papel do rádio como veículo de comunicação, expandindo suas fronteiras além da transmissão tradicional para contemplar a internet. O rádio continua sendo um poderoso meio de influência, capaz de entreter e persuadir. Nesse contexto, surgem novas formas de radiodifusão na web, revitalizando o rádio com elementos textuais e multimídia. O presente trabalho tem sua origem no projeto de extensão da Rádio Universitária Uninta sendo concebido para integrar os estudantes em um programa coletivo, tendo como objetivo identificar a eficácia desta prática na aprendizagem dos alunos, explorando a convergência entre rádio e podcast. A metodologia deste estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa a partir do relato de experiência da prática educativa fora da sala de aula, enfatizando a formação em comunicação digital, sob a orientação de professores. A produção dos programas é planejada e supervisionada como extensão do ensino, refletindo uma abordagem humanística, proporcionando aos alunos uma experiência prática em produção radiofônica, incentivando o desenvolvimento de novos formatos, gêneros e linguagens. Além disso, busca estabelecer uma ponte entre a universidade e a sociedade, divulgando informações relevantes, culturais e sociais por meio da internet. O objetivo pedagógico é garantir uma formação mais abrangente e aprimorada, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho. O programa radiofônico universitário proporcionou uma plataforma para o debate e a reflexão sobre questões acadêmicas, culturais e sociais, promovendo a visibilidade das atividades do Centro Universitário Inta (UNINTA) e fortalecendo os laços com a comunidade. Destaca-se a importância da formação prática e conceitual, além da integração das tecnologias na educação, exemplificada pela convergência entre rádio e podcast, gerando impactos positivos no meio educacional e na sociedade em geral.