EXPLORANDO A TABELA PERIÓDICA DE FORMA LÚDICA: JOGO DA VELHA COM ELEMENTOS QUÍMICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 10862 "titulo" => "EXPLORANDO A TABELA PERIÓDICA DE FORMA LÚDICA: JOGO DA VELHA COM ELEMENTOS QUÍMICOS" "resumo" => "No atual cenário educacional, a necessidade de utilizar recursos didáticos mais focados e lúdicos é crucial. A tradicional abordagem expositiva muitas vezes não é suficiente para engajar os alunos. Por isso, a ludicidade desempenha um papel importante, proporcionando um ambiente propício para a exploração criativa e a assimilação de conhecimento. É essencial compreender a importância de abordagens mais centradas no aluno e incorporar elementos lúdicos no ensino para promover uma educação mais eficaz e enriquecedora. Na busca por estratégias envolventes para o ensino dos elementos químicos, foi conduzida a atividade prática "Jogo da Velha - Elementos Químicos" com os alunos do 9º ano C da Escola Municipal Monsenhor Maurício Laurent. O objetivo dessa abordagem foi promover um aprendizado mais dinâmico e interativo, incentivando os estudantes a explorarem os elementos da tabela periódica de forma criativa e lúdica. Ao criarem um jogo da velha temático, no qual cada espaço do tabuleiro representava um elemento químico, os alunos foram desafiados a mergulhar no universo da química de maneira imersiva. A metodologia incluiu estimular a pesquisa individual sobre as propriedades dos elementos e a criatividade na representação gráfica. Além disso, foram aplicados testes com questões relacionadas ao tema. Durante o jogo, os participantes foram incentivados a explicar uma propriedade ou característica do elemento escolhido antes de efetuar sua jogada, promovendo uma associação mais profunda entre o nome, símbolo e características dos elementos. Esta abordagem revelou-se eficaz para o ensino dos elementos químicos, estimulando não apenas o conhecimento teórico, mas também o pensamento crítico e a criatividade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10862_TB2685_08042024144808.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE DO NASCIMENTO PAIVA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeane.paiva@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 10862 "titulo" => "EXPLORANDO A TABELA PERIÓDICA DE FORMA LÚDICA: JOGO DA VELHA COM ELEMENTOS QUÍMICOS" "resumo" => "No atual cenário educacional, a necessidade de utilizar recursos didáticos mais focados e lúdicos é crucial. A tradicional abordagem expositiva muitas vezes não é suficiente para engajar os alunos. Por isso, a ludicidade desempenha um papel importante, proporcionando um ambiente propício para a exploração criativa e a assimilação de conhecimento. É essencial compreender a importância de abordagens mais centradas no aluno e incorporar elementos lúdicos no ensino para promover uma educação mais eficaz e enriquecedora. Na busca por estratégias envolventes para o ensino dos elementos químicos, foi conduzida a atividade prática "Jogo da Velha - Elementos Químicos" com os alunos do 9º ano C da Escola Municipal Monsenhor Maurício Laurent. O objetivo dessa abordagem foi promover um aprendizado mais dinâmico e interativo, incentivando os estudantes a explorarem os elementos da tabela periódica de forma criativa e lúdica. Ao criarem um jogo da velha temático, no qual cada espaço do tabuleiro representava um elemento químico, os alunos foram desafiados a mergulhar no universo da química de maneira imersiva. A metodologia incluiu estimular a pesquisa individual sobre as propriedades dos elementos e a criatividade na representação gráfica. Além disso, foram aplicados testes com questões relacionadas ao tema. Durante o jogo, os participantes foram incentivados a explicar uma propriedade ou característica do elemento escolhido antes de efetuar sua jogada, promovendo uma associação mais profunda entre o nome, símbolo e características dos elementos. Esta abordagem revelou-se eficaz para o ensino dos elementos químicos, estimulando não apenas o conhecimento teórico, mas também o pensamento crítico e a criatividade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10862_TB2685_08042024144808.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANE DO NASCIMENTO PAIVA" "autor_nome_curto" => "JEANE" "autor_email" => "jeane.paiva@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }