O presente trabalho tem como objetivo geral explorar o uso de memes como ferramenta pedagógica no ensino da língua materna, através de uma abordagem dialógica e multissêmica. Por meio de uma perspectiva dialógica, este estudo examina como os memes podem promover interações significativas em sala de aula, promovendo habilidades de compreensão, produção e análise de textos digitais, oportunizando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, discute-se como a multissemioticidade dos memes auxilia na criação de significados e no desenvolvimento das habilidades e competências linguísticas dos alunos. Este estudo constitui um relato de experiência a cerca da aplicação de uma oficina realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com o gênero meme. Como aporte teórico, utilizamos Bakthin (2016) com sua abordagem sobre gêneros discursivos e dialogismo; Cani (2019), que trata da multimodalidade e os sentidos presentes no meme; Marcushi (2010), que descreve as características dos gêneros emergentes das novas tecnologias entre outros autores que trazem valorosas discussões a cerca do estudo em questão. À guisa de conclusão, como resultados alcançados, notamos que a experiência vivenciada com o gênero em estudo contribuiu para o ensino ao aprimorar práticas de leitura e escrita de forma significativa para a formação de leitores e produtores de textos críticos, bem como a promoção do letramento digital na Educação de Jovens e Adultos.