DESVELANDO A RIQUEZA DO MEME: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E MULTISSEMIÓTICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114039 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7349 "inscrito_id" => 16609 "titulo" => "DESVELANDO A RIQUEZA DO MEME: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E MULTISSEMIÓTICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral explorar o uso de memes como ferramenta pedagógica no ensino da língua materna, através de uma abordagem dialógica e multissêmica. Por meio de uma perspectiva dialógica, este estudo examina como os memes podem promover interações significativas em sala de aula, promovendo habilidades de compreensão, produção e análise de textos digitais, oportunizando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, discute-se como a multissemioticidade dos memes auxilia na criação de significados e no desenvolvimento das habilidades e competências linguísticas dos alunos. Este estudo constitui um relato de experiência a cerca da aplicação de uma oficina realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com o gênero meme. Como aporte teórico, utilizamos Bakthin (2016) com sua abordagem sobre gêneros discursivos e dialogismo; Cani (2019), que trata da multimodalidade e os sentidos presentes no meme; Marcushi (2010), que descreve as características dos gêneros emergentes das novas tecnologias entre outros autores que trazem valorosas discussões a cerca do estudo em questão. À guisa de conclusão, como resultados alcançados, notamos que a experiência vivenciada com o gênero em estudo contribuiu para o ensino ao aprimorar práticas de leitura e escrita de forma significativa para a formação de leitores e produtores de textos críticos, bem como a promoção do letramento digital na Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16609_TB7349_28102024202238.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIMONE BRITO" "autor_email" => "sbritodesousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114039 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7349 "inscrito_id" => 16609 "titulo" => "DESVELANDO A RIQUEZA DO MEME: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E MULTISSEMIÓTICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo geral explorar o uso de memes como ferramenta pedagógica no ensino da língua materna, através de uma abordagem dialógica e multissêmica. Por meio de uma perspectiva dialógica, este estudo examina como os memes podem promover interações significativas em sala de aula, promovendo habilidades de compreensão, produção e análise de textos digitais, oportunizando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, discute-se como a multissemioticidade dos memes auxilia na criação de significados e no desenvolvimento das habilidades e competências linguísticas dos alunos. Este estudo constitui um relato de experiência a cerca da aplicação de uma oficina realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com o gênero meme. Como aporte teórico, utilizamos Bakthin (2016) com sua abordagem sobre gêneros discursivos e dialogismo; Cani (2019), que trata da multimodalidade e os sentidos presentes no meme; Marcushi (2010), que descreve as características dos gêneros emergentes das novas tecnologias entre outros autores que trazem valorosas discussões a cerca do estudo em questão. À guisa de conclusão, como resultados alcançados, notamos que a experiência vivenciada com o gênero em estudo contribuiu para o ensino ao aprimorar práticas de leitura e escrita de forma significativa para a formação de leitores e produtores de textos críticos, bem como a promoção do letramento digital na Educação de Jovens e Adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16609_TB7349_28102024202238.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIMONE BRITO" "autor_email" => "sbritodesousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }