Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VAMOS PLANTAR GIRASSOL? RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PLANTIO DE SEMENTES DE GIRASSOL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113896
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7159
    "inscrito_id" => 17188
    "titulo" => "VAMOS PLANTAR GIRASSOL? RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PLANTIO DE SEMENTES DE GIRASSOL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA-CE"
    "resumo" => "Diante da necessidade de aprimorar e conduzir experiências significativas nas aulas do componente curricular de Ciências, buscamos propor um plantio de girassol com alunos do 5º ano dos anos iniciais em uma escola pública do Município de Pacatuba-CE. Este trabalho tem o intuito de apresentar a importância do Letramento Científico como elemento preponderante na construção do conhecimento do ensino de Ciências, visto que a prática fomenta uma compreensão mais aproximada da realidade dos acontecimentos e fenômenos naturais. Esta atividade prática proporcionou uma nova experiência para esses alunos, pois foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências de forma ativa, oportunizando o diálogo entre a teoria e a prática. Ao agregar o Letramento Científico nas aulas de ciências, os alunos se tornam os protagonistas da construção da aprendizagem, favorecendo a troca de conhecimento e fortalecendo a sua capacidade de atuação no meio em que vivem. Dessa forma, será apresentado neste artigo o relato da experiência do plantio de girassol com base nos conceitos/conteúdos de Ciências, à luz do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), fundamentado nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades observadas em aula a fim de aproximar os alunos com os conteúdos vivenciados e aplicados em seus contextos dentro e fora de sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17188_TB7159_26102024140202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA VIANA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "prildinha@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113896
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7159
    "inscrito_id" => 17188
    "titulo" => "VAMOS PLANTAR GIRASSOL? RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PLANTIO DE SEMENTES DE GIRASSOL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA-CE"
    "resumo" => "Diante da necessidade de aprimorar e conduzir experiências significativas nas aulas do componente curricular de Ciências, buscamos propor um plantio de girassol com alunos do 5º ano dos anos iniciais em uma escola pública do Município de Pacatuba-CE. Este trabalho tem o intuito de apresentar a importância do Letramento Científico como elemento preponderante na construção do conhecimento do ensino de Ciências, visto que a prática fomenta uma compreensão mais aproximada da realidade dos acontecimentos e fenômenos naturais. Esta atividade prática proporcionou uma nova experiência para esses alunos, pois foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências de forma ativa, oportunizando o diálogo entre a teoria e a prática. Ao agregar o Letramento Científico nas aulas de ciências, os alunos se tornam os protagonistas da construção da aprendizagem, favorecendo a troca de conhecimento e fortalecendo a sua capacidade de atuação no meio em que vivem. Dessa forma, será apresentado neste artigo o relato da experiência do plantio de girassol com base nos conceitos/conteúdos de Ciências, à luz do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), fundamentado nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades observadas em aula a fim de aproximar os alunos com os conteúdos vivenciados e aplicados em seus contextos dentro e fora de sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17188_TB7159_26102024140202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA VIANA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "prildinha@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Diante da necessidade de aprimorar e conduzir experiências significativas nas aulas do componente curricular de Ciências, buscamos propor um plantio de girassol com alunos do 5º ano dos anos iniciais em uma escola pública do Município de Pacatuba-CE. Este trabalho tem o intuito de apresentar a importância do Letramento Científico como elemento preponderante na construção do conhecimento do ensino de Ciências, visto que a prática fomenta uma compreensão mais aproximada da realidade dos acontecimentos e fenômenos naturais. Esta atividade prática proporcionou uma nova experiência para esses alunos, pois foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências de forma ativa, oportunizando o diálogo entre a teoria e a prática. Ao agregar o Letramento Científico nas aulas de ciências, os alunos se tornam os protagonistas da construção da aprendizagem, favorecendo a troca de conhecimento e fortalecendo a sua capacidade de atuação no meio em que vivem. Dessa forma, será apresentado neste artigo o relato da experiência do plantio de girassol com base nos conceitos/conteúdos de Ciências, à luz do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), fundamentado nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades observadas em aula a fim de aproximar os alunos com os conteúdos vivenciados e aplicados em seus contextos dentro e fora de sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.