Diante da necessidade de aprimorar e conduzir experiências significativas nas aulas do componente curricular de Ciências, buscamos propor um plantio de girassol com alunos do 5º ano dos anos iniciais em uma escola pública do Município de Pacatuba-CE. Este trabalho tem o intuito de apresentar a importância do Letramento Científico como elemento preponderante na construção do conhecimento do ensino de Ciências, visto que a prática fomenta uma compreensão mais aproximada da realidade dos acontecimentos e fenômenos naturais. Esta atividade prática proporcionou uma nova experiência para esses alunos, pois foi possível trabalhar o conteúdo de Ciências de forma ativa, oportunizando o diálogo entre a teoria e a prática. Ao agregar o Letramento Científico nas aulas de ciências, os alunos se tornam os protagonistas da construção da aprendizagem, favorecendo a troca de conhecimento e fortalecendo a sua capacidade de atuação no meio em que vivem. Dessa forma, será apresentado neste artigo o relato da experiência do plantio de girassol com base nos conceitos/conteúdos de Ciências, à luz do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), fundamentado nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades observadas em aula a fim de aproximar os alunos com os conteúdos vivenciados e aplicados em seus contextos dentro e fora de sala de aula.