O ensino ainda ocorre de maneira em que os alunos tendem a encarar o conteúdo de Ciências como algo a ser memorizado, tornando desafiador a aquisição eficaz dos conhecimentos. Diante disso, faz-se necessário o uso de práticas pedagógicas que fujam do discurso monológico. O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel das aulas práticas de Citologia em laboratório, como uma estratégia efetiva para a aprendizagem de conhecimentos, no ensino de Biologia, em uma escola de tempo integral localizada na Região do Vale do Jaguaribe, em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio. A sequência didática adotada consistiu em duas aulas expositivas, onde foi ministrada uma introdução à Citologia na primeira aula, seguida por um enfoque, na membrana plasmática e, no citoplasma, na segunda aula. Para complementar essa sequência, uma terceira aula foi realizada em laboratório, visando relacionar o conteúdo abordado em sala de aula com atividades práticas. Os resultados obtidos, de fato, mostraram-se satisfatórios, no qual, os alunos conseguiram integrar a parte teórica com a parte prática, corroborando as expectativas iniciais, assim, atingindo os objetivos propostos de ensino e aprendizagem. Conclui-se, que os alunos apresentaram evidências claras de construção e compreensão do conteúdo de Citologia, reforçando a importância da aula prática como ferramenta indispensável no estudo da temática, tendo em vista a necessidade de um ensino que desenvolva diferentes habilidades, dentre elas a observação de estruturas no microscópio, levantamento de hipóteses construtivas, assumindo o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem.