Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111793 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULAA VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AU" "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto.As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendiza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111793 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 11696 "titulo" => "A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULAA VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O GUIA DO EDUCADOR A PARTIR DA ANIMAÇÃO “NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO” COMO AUXÍLIO PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AU" "resumo" => "As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto.As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendiza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11696_TB4164_05052024095547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS RANGEL" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheus.cr001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.