As disciplinas ensinadas na educação básica, muitas vezes são abordadas de forma tradicional, sendo o aluno uma figura passiva no processo de ensino e aprendizagem, que absorve sem envolvimento, os conteúdos passados pelos professores. O guia do educador a partir do filme de animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), publicado em 2023, busca apresentar a animação como um recurso audiovisual para a abordagem da educação ambiental durante as aulas de Ciências e Biologia, sendo um recurso alternativo e lúdico para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, trazendo diversas propostas de atividades que auxiliam a assimilação do conteúdo atrelado a apresentação da animação. O presente estudo pretende apresentar a visão do professor sobre o guia do educador elaborado a partir da animação “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), mostrando a percepção dos alunos e professores diante da(s) atividade(s) escolhida(s), se houveram ou não dificuldades durante a exibição da animação e se a(s) atividade(s) escolhida(s) ajudou(ram) a contextualização sobre as questões ambientais abordadas pelo filme, entre outras questões sobre a utilização de recursos audiovisuais. A pesquisa constituiu-se de forma qualitativa, na qual baseou-se em um questionário semiestruturado direcionado a professores de Ciências e Biologia que estivessem interessados ou que estivessem trabalhando o tema abordado no guia. O questionário foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica acerca do tema proposto e utilizado o Google Forms para sua estruturação. A partir dos dados obtidos acerca das percepções dos voluntários, foram gerados, automaticamente, pelo sistema utilizados, gráficos os quais analisam todas as seções do formulário proposto.