O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de ensino como estratégia inovadora no curso de administração do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU Maceió) e da Faculdade SEUNE. A pesquisa foi de tipo descritiva e abordagem quanti e qualitativa. A população objeto de estudo foram docentes da instituição, com participação dos estudantes de 1° ao 8° semestre das mesmas instituições. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado. Os resultados amostraram que a maioria dos docentes conhece as metodologias ativas de ensino, mas precisam atualizar e integrar e essas metodologias em sua prática. Cientes de sua contribuição no aprendizado, eles demonstram um esforço por inclui-las em suas aulas. Conclui-se que, além de conhecer da utilidade das metodologias ativas, os docentes devem ter domínio e integrar eles em sua prática para aprimorar a aprendizagem dos alunos. Embora ciente das limitações do estudo, acredita-se oferecer elementos de reflexão para as Instituições de Ensino Superior e professores, pois permitirá analisar lacunas, fragilidades e potencialidades, para a consolidação dessas propostas metodológicas inovadoras; assim como contribuir para o aperfeiçoamento epistemológico da prática reflexiva, atingindo o conhecimento como inacabado e ilimitado.