Os estudos e pesquisas sobre alfabetização têm proporcionado discussões relevantes no âmbito acadêmico. Há estudos e formações com estratégias de intervenção realizadas pelo Ministério da Educação, por exemplo, o Compromisso Nacional do Programa Criança Alfabetizada. O objetivo do Programa são formações continuadas com intuito maior de minimizar as defasagens existentes no ciclo de alfabetização, recompondo as aprendizagens dos alunos, quando necessário. Os indicadores apontam que no município de Bom Conselho, estado de Pernambuco, os índices alcançados não são satisfatoriamente, pois os resultados estão abaixo nas avaliações externas. Algumas literaturas ressaltam que a ausência da família no acompanhamento dos educandos tem influenciado nos resultados indesejáveis. A alfabetização e letramento são essências para a vida na sociedade, e o domínio da leitura é de fundamental importância para o mundo contemporâneo, para situar-se como cidadão. As Formações do Programa Criança Alfabetizada possibilitam ao professor alfabetizador refletir sobre suas práticas pedagógicas e os resultados dos estudantes diante do que está sendo proporcionado. Conforme Soares, aprender a ler não é só uma atividade de grande importância para a inserção social e cultural do ser humano, como também é condição para o exercício de outras atividades, dentre as quais, a de aprendizagem das demais disciplinas escolares e dos novos conhecimentos na sociedade e no trabalho. A importância do professor alfabetizador no processo do ensino aprendizagem, ganha relevância no cenário nacional, na medida em que se depara com altos índices de fracasso escolar, principalmente no que tange ao processo de leitura e escrita. Nas próximas linhas do presente trabalho será discutido sobre a implementação do Programa no Município de Bom Conselho, e como as formações têm contribuído para o perfil do professor alfabetizador.