Historicamente, nosso país, colonizado por Portugal, perpetua as produções de uma escrita eurocêntrica, recheadas pelos tradicionais contos de fadas como Branca de Neve, Cinderela, entre outros. A literatura para crianças é uma realidade presente nas salas de aula do Ensino Fundamental nos anos iniciais em todo o Estado do Ceará por meio do Eixo de Literatura e Formação do Leitor do Programa de Aprendizagem na Idade Certa - MAIS PAIC. Mas a Literatura Afro tem seu espaço nesse mundo literário do Paic Literário? Este trabalho tem como objetivo investigar quais as obras da coleção Paic Prosa e Poesia apresenta a literatura Afrorreferenciada e/ou Afrocentrada, trabalhando os marcadores das africanidades no Ensino Fundamental – anos iniciais. Para isso é necessário conhecer a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, bem como os marcadores das africanidades e o Eixo de Literatura e Formação do Leitor. A problemática geradora desta pesquisa questiona se: A Coleção Paic Prosa e Poesia dispõe de obras literárias para crianças com autores e/ou enredos afro, dialogando com os marcadores das africanidades? Em termos metodológicos, a pesquisa se baseou no método qualitativo, bibliográfico e de caráter exploratório. O aporte teórico está fundamentado na Lei nº 10.639 (2003) e na Lei nº 11.645 (2008), em Abramovich (1995), em Asante (2009), em Petit. Alves (2021) e em Torres. Jesus (2018). Os resultados e discussões indicam que teoricamente existe a base legal que suleia uma educação literária afro, porém a praticidade da mesma se restringe a apresentações artísticas nas “datas comemorativas”. O acervo literário afrocentrado é escasso, e os marcadores das africanidades das obras, voltam-se mais para questões de preconceito racial. Os conhecimentos acerca da história da África e da herança cultural do negro na sociedade brasileira ainda ocupa lugar informativo/pontuais campanhas publicitárias.