O presente estudo investiga a inclusão de alunos autistas no processo de escolarização. Foi desenvolvido com o objetivo de abordar os desafios enfrentados na inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, considerando que a falta de profissionais capacitados, a necessidade de formação contínua para professores e o suporte insuficiente às famílias são obstáculos que precisam ser superados para garantir uma educação justa e equitativa. Para tanto, foi necessário analisar a escassez de capacitação adequada dos professores, de recursos e apoio especializado, bem como a falta de conscientização e compreensão sobre o autismo por parte da comunidade escolar. Além disso, discute-se as barreiras e a ausência de adaptações curriculares, refletindo como elas dificultam a participação plena e igualitária dos alunos autistas no ambiente escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A metodologia envolveu a consulta a livros, artigos científicos, documentos oficiais, teses e dissertações, seguida por uma leitura ampla e sistemática dos textos selecionados. A revisão da literatura abrangeu bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES, focando em termos-chave como autismo, inclusão escolar e desafios. Diante disso, evidenciou-se a falta de suporte e orientação adequados às famílias, frequentemente sobrecarregadas pela falta de assistência das instituições educacionais e de saúde. Além disso, destacou-se a importância de ações coordenadas entre governo, escolas, profissionais de saúde e familiares, levando à seguinte conclusão: somente através de esforços colaborativos e integrados será possível promover um ambiente educacional mais justo e acessível, onde cada estudante, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possa desenvolver todo o seu potencial.