O propósito deste trabalho foi destacar a identidade dos povos originários e tradicionais do país, e suas culturas alimentares, fundamentado no estudo de suas frutas regionais, e por meio delas, entender às práticas alimentares, aprofundando as pesquisas de nosso patrimônio cultural, o espaço territorial brasileiro e as transformações socioespaciais no tempo histórico. O incentivo inicial foi o lúdico e o gustativo com a finalidade da descoberta das cores, formas e sabores das frutas, e a importância do consumo para a saúde. Assim, como motivação foi utilizado o livro literário infantojuvenil - As frutas do meu quintal, de Ana Peixoto, gerando um conjunto de práticas que envolveram desde a produção de mapas regionais, a contextualização histórico-geográfica de nosso território e a destruição de nossos biomas até a exposição e degustação das frutas de cada região. O projeto congrega o estudo da regionalização, a defesa da biodiversidade de espécies, além do reconhecimento da ancestralidade cultural, do valor histórico do alimento e do estímulo à cozinha típica regional, contribuindo, assim para a proteção e preservação dos costumes e o prazer da alimentação local. Essa proposta foi desenvolvida na disciplina geográfica para alunos do Ensino Fundamental II, do Colégio Cavalieri – Belo Horizonte – MG, Brasil, conciliando as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com o objetivo de despertar e conquistar o interesse dos alunos em relação a nossa cultura e os alimentos regionais típicos de nosso país, contribuindo para a educação alimentar e nutricional dos mesmos.