Embora a comunidade acadêmica reconheça a importância da educação literária, tornar essa prática atrativa para os estudantes configura uma tarefa complexa, haja vista o crescente desinteresse manifestado. Tal fato é um reflexo da maneira restrita como o ensino da literatura é repassado em salas de aula, isto é, “reduzem” a leitura a uma verificação do que foi lido em fichas ou resumos, tornando o discente alguém passivo no processo. Por isso, o projeto de ensino “Leiturize-se nas salas de aula de Língua Portuguesa” foi proposto como uma via para ampliar esse diálogo com o texto, como forma de aprimorar o que era desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações relacionadas ao projeto Leiturize-se no período de 29 de setembro a 30 de dezembro 2023, analisando quais resultados foram alcançados com as 12 turmas envolvidas no projeto e com a comunidade escolar de modo geral. Para tanto, serão comentadas as atividades que foram realizadas no projeto e de que modo elas contribuíram ou não para o aprimoramento da prática literária a partir da observação sobre a própria avaliação feita pelos discentes que participaram do projeto, via formulário eletrônico. Por último, a verificação de tais resultados levará em conta o diálogo com o próprio referencial teórico do projeto, no caso do paradigma teórico e metodológico do letramento literário, visando ao desenvolvimento de uma leitura crítica e ativa por parte dos envolvidos, proporcionando trocas de ideias e encontro de vozes.