Este artigo compõe-se de um recorte teórico de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que propõe resumir de forma padronizada e criteriosa as evidências publicadas sobre o Antropoceno e a sua relação com o ensino de Biologia, com o intuito de favorecer a produção de novos estudos sobre a temática pesquisada, importante em pesquisas qualitativas, no que se refere aos aspectos epistemológicos e metodológicos. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise das principais concepções acerca do Antropoceno. Assim, este artigo pautou-se por meio da revisão bibliográfica de natureza qualitativa que consiste em uma parte muito importante de toda pesquisa, pois é a fundamentação teórica, o estado da arte do assunto que está sendo pesquisado. O texto expõe os passos para a descrição da pesquisa, desde a delimitação da questão de pesquisa, elaboração de estratégias de busca, seleção de trabalhos e extração dos dados, até a sistematização dos resultados. A pesquisa destaca que revisões bibliográficas de alta qualidade são importantes pela reprodutibilidade do processo metodológico.