A gestão escolar é fundamental para promover um ambiente educativo e inclusivo que valorize e respeite a diversidade, preparando os alunos para uma convivência interativa e recíproca em uma sociedade multicultural, porém admite-se que no cotidiano escolar isso configura-se num grande obstáculo. Baseado nisso, este artigo apresenta uma pesquisa de campo que analisa os desafios enfrentados pela gestão de uma escola da Rede Municipal de Jijoca de Jericoacoara-CE, os quais dificultam a implementação de práticas pedagógicas interculturais. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aberto aplicado à equipe gestora composta por quatro componentes. O referencial teórico apoia-se nos pensamentos de Candau (2012), Candau, Ivenicki (2024), Silva, Rebolo (2017), Walsh (2009, 2019), Fleuri (2007, 2022), dentre outros. Os resultados apontam que a gestão escolar enfrenta grandes desafios no trabalho com os diversos grupos socioculturais que integram a escola. O tempo dedicado às substituições de professores, resolução de conflitos, preparação dos alunos para avaliações externas, olimpíadas nacionais e internacionais e eventos promovidos pela instituição, impedem a formação de professores e outras ações que abordem a temática da interculturalidade. Nesse contexto, torna-se evidente a importância das propostas de educação intercultural, que oferecem uma oportunidade de repensar o papel da escola na sociedade contemporânea. A gestão escolar desempenha um papel crucial nesse processo, sendo uma aliada essencial contra o monoculturalismo, a padronização e a exclusão presentes na cultura escolar.