O presente estudo tem como objetivo geral mostrar a importância e a contribuição do neuropsicopedagogo no atendimento educacional especializado dos estudantes com transtorno do espectro autista-TEA. Este artigo direciona para a necessidade do trabalho e acompanhamento de um neuropsicopedagogo no processo de aprendizagem de crianças com TEA. Todavia, trata-se pessoas que apresentam um distúrbio do neurotransmissor que acarreta em uma mudança comportamento, na interação com o social, déficits de atenção, comunicação, entre outras, consequências que irão impactar significativamente sua vida estudantil. Para tal, foi realizada uma pesquisa, onde se utilizou da metodologia de estudo bibliográfico e de campo com um viés qualitativo, com aplicação de questionários aos docentes do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola municipal em um bairro periférico de uma cidade do agreste pernambucano, onde a mesma dispõe de uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como resultado, fica evidente a eminente necessidade da atuação efetiva deste profissional no processo de ensino aprendizagem como um suporte e apoio ao professor regular, no sentido de proporcionar uma adequação nas práticas pedagógicas que são direcionadas a este público. Logo, aos mesmos não podem ser utilizadas a mesma didática, precisa que haja uma adaptação e adequação para que o conhecimento chegue com equidade a todos, e a priori a isto, vem à figura do neuropsicopedagogo e com atuação voltada ao atendimento educacional especializado.