O artigo visa apresentar um relato de experiencia salientando que o ensino a partir de técnicas de utilização e reconhecimento solidário, tem se tornado cada vez mais relevante na formação dos estudantes, fornecendo-lhes competências linguísticas, culturais e comunicativas essenciais para o mundo em que vivemos. A realização dessa ação solidaria entre os estudantes se justificou pela necessidade de trabalhar o projeto de vida dos estudantes e oferecer uma experiência significativa de aprendizado dentro do ambiente escolar. Ao proporcionar um ambiente lúdico e criativo, o projeto permitiu que os alunos aplicassem ações voluntárias de maneira prática e concreta. Além disso, as atividades promoveram a integração entre as turmas da escola, estimulando a cooperação e o respeito mútuo, proporcionando aos alunos um ambiente propício para a prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a culminância com um bazar solidário permitiu que os estudantes compartilhassem suas ações com a comunidade escolar, incentivando-os a se engajarem ativamente no processo e despertou o interesse de outros alunos em relação a causas nobres sem fins lucrativos para eles, pois a renda do bazar foi voltada em ações para os próprios estudantes, custeando eventos planejados pelos professores e comunidade escolar. Nesse viés, foi organizado pela turma uma ação social de grande importância para os docentes e discentes da escola, com o objetivo principal de oferecer oportunidade de comprar e vender peças de roupas e assessórios, desenvolvendo suas habilidades técnicas, além de estimular o interesse pela causa solidaria.