Este artigo relata a experiência do projeto de ensino "Podcast na Educação em Engenharia", desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista. O projeto, financiado por dois editais de fomento ao ensino, adotou a pedagogia de projetos como abordagem principal, visando preparar estudantes de engenharia para os desafios da docência moderna. O objetivo geral foi desenvolver técnicas de ensino inovadoras, com ênfase em metodologias ativas e produção de conteúdos digitais educativos, especificamente podcasts. Cinco etapas foram delineadas, incluindo aprofundamento teórico, seleção de metodologias ativas, oficinas práticas, implementação remota e avaliação contínua. Os resultados demonstraram o potencial do podcast como ferramenta educativa, promovendo habilidades como comunicação eficaz, pensamento crítico e trabalho em equipe. O projeto contribuiu significativamente para a formação dos discentes interessados em seguir carreira docente e destacou o papel dos podcasts na disseminação do conhecimento científico e tecnológico na área da engenharia.