Ao propor uma educação que busca atender as demandas atuais da sociedade, se faz necessário buscar a dimensão socioemocional no processo educativo com crianças desde a educação infantil. Acredita-se que essa dimensão é de suma importância para o ensino e aprendizagem, direcionando a discussão para o desenvolvimento das competências socioemocionais e sua relevância no âmbito da primeira etapa da educação básica. Este artigo tem como objetivo compreender como o trabalho através de histórias infantis contribui no desenvolvimento dessas competências a ponto de gerar impactos no processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, isto através de procedimentos metodológicos apoiados na pesquisa bibliográfica baseando-se principalmente nas teorias sociointeracionistas de Vigotsky (2009) e respaldado no documento normativo da educação básica brasileira (BNCC) e ações didáticas desenvolvidas pelas professoras com objetivos e metodologias específicas para propor o desenvolvimento de tais habilidades. Explanou-se o conteúdo teórico bibliográfico deixando evidente a importância de um trabalho sistematizado, com objetivos definidos e metodologias significativas. Correlacionou-se tal importância com análise de quatro casos práticos, desenvolvidos com alunos de idades entre 2 e 5 anos em uma escola privada do interior paulista. Pode-se concluir que o trabalho que se desenvolve a partir de histórias infantis que fazem parte do imaginário infantil, se apresentam significativas na compreensão de competências cognitivas e emocionais, na creche 0-3 anos, ou na pré-escola 4-5 anos, em que o trabalho se destaque no desenvolvimento das competências socioemocionais, aliada com intervenções adequadas planejadas causam retorno positivo