Este artigo, fruto de pesquisa bibliográfica, nascido do labor de orientar pesquisas na área da Educação e da Linguística, tem por objetivo principal demonstrar como emergiram os estudos netnográficos e seu método de pesquisa aplicados a comunidades virtuais. Além disso, pretende-se discorrer acerca dos conceitos básicos relativos à prática netnográfica, explicando-se o planejamento inicial, os modos de coleta e de análise de dados em ambientes virtuais, tudo sob a égide da ética que envolve especialmente as pesquisas com seres humanos. Como metodologia, recorre-se fundamentalmente à pesquisa bibliográfica, conceituada como aquela desenvolvida com base em material já elaborado, constituído por livros, teses, dissertações e artigos científicos, os quais abordam a Netnografia ou recorrem a ela, de modo a se realizar o cotejamento das fontes, evitando-se contradições ou possíveis incoerências. O referencial teórico-metodológico básico advém da própria Metodologia Científica, especialmente no ramo referente à pesquisa Etnográfica, na qual o pesquisador recorre a diversos dados descritivos, a saber: situações, pessoas, ambientes, depoimentos e diálogos, de onde se chega à própria Netnografia. O principal resultado esperado, a partir da publicação deste artigo, é a difusão deste tipo de pesquisa aplicada às comunidades virtuais no contexto da cybercultura, uma vez que este tralhado traz uma síntese objetiva de um conjunto de diretrizes metodológicas aplicáveis à execução de pesquisas que envolvam ambientes virtuais/redes sociais, principalmente em grandes áreas como Educação, Letras/Linguística e afins.