A pesquisa em questão tem como objeto de estudo a campanha "De pé no chão também se aprende a ler". Nosso objetivo é refletir sobre a intenção representativa do hino para a campanha, utilizando a metodologia de análise do discurso. O hino foi produzido no início da década de 1960 por Claudomiro Batista de Oliveira, Dosinho. O hino desempenhou um papel crucial na construção da mística da campanha, mobilizando a população e aproximando aqueles que não sabiam ler do contexto educacional. Para isso, foi necessário empregar uma linguagem direta, simples, fácil e afetiva, que penetrasse nas massas e representasse o desejo de vitória e ascensão do povo. A quantidade de alfabetizados, o crescimento econômico e social, além do impacto positivo da campanha para o governo de Djalma Maranhão, permitiram que Natal se tornasse uma referência em educação pública a partir dessa iniciativa. Concluímos que a proposta enunciativa do hino atingiu seu objetivo comunicativo, social e político, alcançando as metas do governo para a alfabetização. O hino quebrou a padronização que por muito tempo impediu que crianças, jovens e adultos, por terem os pés descalços no chão, fossem incluídos no espaço escolar e reconhecessem aquele como também seu lugar de direitos, vindo assim a aprender a ler.