Esta pesquisa traz como tema a arte na Educação Infantil, de modo a promover uma reflexão sobre a importância dessa área de conhecimento para o desenvolvimento da criança nessa etapa da educação básica. Antes de tudo, é preciso compreender que a arte vem se transformando para atender às necessidades de determinadas sociedades que ao longo da história buscaram formas de se expressar. Atualmente, tal manifestação se encontra presente em diversos setores da sociedade, inclusive no ambiente escolar. No contexto da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, que deve garantir às crianças aprendizagens de múltiplas linguagens, a arte tem um papel fundamental para o desenvolvimento integral da criança (físico, social e cognitivo). A partir disso, definiu-se como objetivo geral do presente artigo discorrer sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, refletindo sobre a relevância dessa área de conhecimento em relação ao educando em seu contexto social. Para tanto, a abordagem metodológica para a elaboração e desenvolvimento da presente pesquisa é de caráter qualitativa, feita por um estudo de campo realizado durante o estágio supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior e um levantamento bibliográfico para fundamentar tal problemática, embasada por autores como Vygotsky, que nos leva a refletir sobre o papel das experiências para potencializar a imaginação e a criatividade humana. Além do referido autor, a pesquisa se apoia nos escritos de Stela Barbieri, que trazem reflexões sobre a arte na primeira infância. Os resultados obtidos revelam que a arte é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento integral na primeira infância por estimular o desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança nessa etapa de ensino. Além disso, notou-se que é possível articular o ensino da arte a outras linguagens.