Um dos maiores desafios do campo prático na educação básica é a manutenção do engajamento nos alunos e seu consequente envolvimento com o conhecimento científico. Iniciativas vinculadas a iniciação científica aplicada ao ensino médio representam um avanço do pensamento científico ¬para um público que geralmente discute, quando tanto, as ciências apenas no campo teórico disciplinar em sala de aula. Neste estudo são apresentados os resultados referentes aos projetos de ciências finalistas da IV e V edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro/AL, tendo a participação das escolas públicas de ensino médio da região, sendo realizada no Instituto Federal de Alagoas – Ifal, com recursos do CNPq/MCTI e Proex/IFAL, contando com a participação de cerca de 1.200 visitantes e 230 expositores, destes foram selecionados 16 estudantes que divididos em duplas apresentaram 8 projetos de ciências de grande repercussão interna e externa ao evento, com a demonstração prática dos seguintes campos das ciências ambientais: 1. Reciclagem aplicada a materiais da construção Civil; 2. Automação e sustentabilidade; 3. Carrinho detector de metais; 4. Construção de um coletor de resíduos sólidos para sarjeta com material reciclável; 5. O potencial das conchas de Sururu na construção sustentável de tijolos e cobogós; 6. Reciclagem de sabão a partir do reuso do óleo de cozinha; 7. Suporte de aprendizagem - Horta do IFAL; 8. Obtenção de farinha nutritiva a partir do reaproveitamento das cascas da laranja e do maracujá. Observou-se que apesar do desafio em despertar o interesse dos estudantes para essa modalidade, os projetos abordaram questões ambientais de significativa relevância para a região e que as áreas pesquisadas foram amplas e refletiram as realidades vivenciadas por cada uma das instituições.