RESUMO Sabe-se que os jogos e brincadeiras são recursos pedagógicos que devem ser utilizados no cotidiano das instituições de Educação Infantil do Campo, sendo, pois, importante discuti-los e colocá-los em pauta nos planejamentos para serem executados na sala de aula. Este estudo, portanto, objetiva compreender as contribuições dos jogos e brincadeiras como estratégias no cotidiano da Educação Infantil do Campo. Como aporte teórico, utilizou-se: Kamii (2009); Kishimoto (2011; 2014); Wajskop (2012); Silva, Pasuch, Silva (2012), dentre outros que tratam do assunto, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Utilizou-se, também, como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e bibliográfica, a partir das compreensões de Severino (2007) e Ludke e André (1986). Em suma, o estudo constatou que os jogos e brincadeiras são recursos pedagógicos que devem ser trabalhados constantemente pelos professores, para o aprimoramento e desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil do Campo e que, sendo aplicadas de forma direcionada no cotidiano da prática docente, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.