Este artigo tem por objetivo analisar pesquisas científicas envolvendo jogos de RPG (Role-Playing Games) como ferramentas de ensino e aprendizagem no âmbito da língua inglesa, uma vez que essa forma de entretenimento tem ganhado espaço em diferentes áreas da educação. O estudo é baseado em dez publicações realizadas no Brasil desde 2018 que destacam diferentes abordagens educacionais, incluindo métodos ativos de aprendizagem e o uso de conceitos de RPG em videogames nas aulas de língua inglesa. Os resultados obtidos a partir de dez publicações revelam uma série de benefícios significativos. Os jogos de RPG demonstraram contribuir não apenas para uma melhor compreensão e fluência na língua, mas também para o estímulo do envolvimento dos alunos nas disciplinas, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais entre os colegas de turma. Entretanto, foram identificados desafios que merecem atenção, como a necessidade de aprimoramento na qualificação dos professores e a adaptação de materiais específicos. A superação desses desafios sugere a importância de investir de maneira assertiva em capacitação docente e recursos direcionados para otimizar a integração dos jogos de RPG no ambiente educacional. Em suma, o RPG é apontado como uma possibilidade atrativa para o ensino de inglês que pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e estimulante para os alunos no contexto da educação brasileira.