O presente artigo visa dissertar sobre a experiência da 1ª edição do projeto “Oscar Literário” que foi realizado pelos estudantes da 2ª série do ensino médio da EEEP. José Vidal Alves, no município de Canindé, CE. O projeto consiste na produção de quatro curtas-metragens, inspirados nos clássicos da literatura brasileira. Para o ano de 2023 foram escolhidas as obras: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Senhora, de José de Alencar; Dom Casmurro, de Machado de Assis e O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Vale ressaltar que elas fizeram parte dos objetos de estudo selecionados para o ano letivo, pois pertencem as escolas literárias brasileiras: romantismo, realismo e naturalismo, as quais fazem parte do plano de ensino anual dos estudantes de 2ª série. A motivação para o desenvolvimento dessa atividade surgiu ao perceber a falta de interesse dos estudantes pela leitura, e, principalmente, pelos clássicos literários. Essa problemática pode ser observada a partir dos dados coletados e divulgados pelo Programme for International Student Assessment (PISA), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A última edição, realizada em 2022, revelou que o Brasil encontra-se abaixo do esperado pela OCDE em leitura, tendo em vista que a média nacional foi de 410 pontos, enquanto a meta estipulada pela OCDE foi de 476. Assim sendo, esse artigo aborda sobre a relevância de adotar práticas de leitura que despertem o interesse dos estudantes pelos clássicos literários. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa. Diante desse estudo, percebeu-se a necessidade de repensar as metodologias utilizadas pelos docentes, no que se refere à leitura, para que esta seja capaz de ser atrativa aos olhos do nosso público, além de servir para disseminar as obras literárias e suas características histórico-culturais, além dos muros da escola.