O processo de ensino-aprendizagem remete ao futuro professor a necessidade de desenvolver estratégias de ensino para explorar aspectos centrados na imaginação, criatividade e interdisciplinaridade em sala de aula, correlacionado a experiências vividas dos estudantes com as diferentes maneiras de ensinar, aprender e avaliar. A presente pesquisa tem como objetivo analisar e refletir sobre os desafios enfrentados na elaboração de estratégias de ensino na formação inicial de professores. A pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, por compreender experiências vividas, considerada como um fundamento intrínseco das atividades humanas. Além disso, entender que nós seres humanos somos contadores de história. Como texto de campo, utilizamos os diários de bordo de três licenciandos dos cursos de Matemática e Química, sobre os desdobramentos na produção de estratégia de ensino, em uma oficina, intitulada: “UNO matemático: desafiando a arte dos números e das representações matemáticas”, no âmbito da formação inicial de professores, na Universidade Federal do Pará, Campus Soure, onde desenvolvemos um jogo matemático como estratégia de ensino. Dessa forma, discutimos impasses, refletimos e propomos estratégias que possibilitam potencializar a aprendizagem significativa dos discentes à medida que estreitamos a distância entre o conhecimento e suas vivências durante a produção do material didático, usado como estratégia de ensino e formação. Levando em consideração os aspectos tratados, a pesquisa ressalta a importância da formação docente, promover o exercício e valorização da criatividade dos futuros professores para valorizar elementos que contribuem no processo de ensino-aprendizagem em suas futuras docência.