O capacitismo consiste em atitudes preconceituosas direcionadas a pessoas com deficiência as quais são fundamentadas na sua capacidade intelectual ou corporal, ocorrendo uma desqualificação e desvalorização desse grupo. Este contexto somado aos problemas enfrentados pela Educação Física escolar, como o abandono docente e a formação inadequada dos professores, contribuem para a discriminação dos discentes com deficiência. Os aludidos desafios colaboram para o enraizamento do capacitismo e para a ocorrência destas práticas nas aulas da disciplina supracitada. Com efeito, as condutas docentes podem gerar discriminações e o mesmo necessita intervir para prevenir ocorrências capacitistas, tipificadas na lei 13.146/2015. Portanto, a presente pesquisa tem o escopo de evidenciar conceitos e atitudes capacitistas recorrentes nas aulas de Educação Física. Neste percurso o estudo foi fundamentado em pesquisas documentais e bibliográficas. Com o propósito da consolidação cientifica metodológica foi utilizado o caráter qualitativo através da análise temática lastreada no estudo de Braun e Clarke (2006). Esta metodologia possibilitou a flexibilização para a percepção de que o capacitismo na Educação Física escolar é um problema estrutural, o qual perpassa antigas tendências pedagógicas. Considera-se que o currículo escolar não privilegia as diferenças como fator intrínseco a dinâmica social, além disso, o professor necessita conhecer o conceito de capacitismo, reconhecer atos de discriminação e desenvolver intervenções anticapacitistas.