Esta proposta visa abordar a relevância do ensino de Filosofia à luz das leis 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e 11.645/2008, que atualiza a lei anterior para ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ambas no contexto educacional brasileiro. Busca-se contextualizar o surgimento dessas legislações, destacando seu propósito de enfrentar o preconceito racial e promover uma sociedade mais justa e equitativa. Intenta-se também explorar, em seguida, a interseção entre o ensino de Filosofia no ensino médio e as Filosofias Africanas, Afro-brasileiras e indígenas, ressaltando a importância de ampliar o repertório filosófico dos estudantes. Também se busca explorar os desafios na implementação dessas leis, especialmente quanto à formação de professores e ao currículo. Neste sentido, recursos virtuais e obras, como os livros de Renato Nogueira e Sandra Petit, são pensados como ferramentas valiosas para os educadores. Além disso, destaca-se a recente iniciativa da ANPOF, que, por meio de eventos, como o miniencontro ANPOF e, neste ano de 2024, o seu XX Encontro, promove reflexões sobre temáticas historicamente negligenciadas na Filosofia, como as questões de gênero, ensino de Filosofia, deficiência raça e etnia. Desse modo, a presente proposta visa instigar a reflexão sobre a educação e a Filosofia como instrumentos no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira.